Adagri participa da Logística Reversa de Embalagens de Agrotóxicos PDF
Qua, 13 de Dezembro de 2017 12:09

O Governo do Ceará lançou, nesta terça-feira (12), o Programa de Logística Reversa de Embalagens de Agrotóxicos. A inciativa é da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema) e envolve a Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). O evento, realizado no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), fez com que o Ceará seja o 3o estado do Brasil a celebrar o Termo de Compromisso para a Logística Reversa de Embalagens de Agrotóxicos.

O termo de compromisso vai possibilitar melhor acompanhamento, fiscalização e monitoramento por parte do poder público das ações referentes ao processo de implementação da logística reversa. Inclui a embalagem de forma apropriada, visando à proteção da saúde do trabalhador. O Ceará possui centros de recolhimentos de embalagens de agrotóxico em Ubajara e Quixeré, além de um serviço de recolhimento itinerante do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias.

O termo de compromisso foi assinado pelo Instituto Nacional de Embalagens Vazias de Agrotóxico, Associação do Comércio Agropecuário do Ceará (Acace), Associação do Comércio Agropecuário do Semiárido (Acasa) e Associação de Distribuidores e Revendedores de Insumos Agrícolas do Cariri (Adiac). Pelo poder público, foram signatários Sema, Semace e Adagri.

O presidente da Adagri, Jaime Junior, foi representado pelo diretor de Sanidade Vegetal, Tito Carneiro. A solenidade contou com a presença dos secretários Artur Bruno (Sema) e Euvaldo Bringel (Seapa), além de representantes do comércio de agrotóxicos, da Embrapa, Semade, SDA, Crea, Aprece, Faec, Adene, das universidades, das câmaras setoriais e produtores. A solenidade foi coordenada pelo representante da Confederação Nacional de Agritultura (CNA), Tom Prado.

Tito Carneiro enfatizou a importância da assinatura do Termo de Compromisso como forma de consolidar parcerias no sentido de avançar coletivamente nas ações referentes à logística reversa de embalagens de agrotóxicos.

Logística Reversa

Entende-se por Logística Reversa como um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outro ciclo produtivo, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Última atualização em Sex, 15 de Dezembro de 2017 11:20

Janeiro 2018