Adagri apresenta trabalhos científicos na Endesa 2017 PDF
Ter, 05 de Dezembro de 2017 00:00

Dez fiscais da Adagri (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará) estão participando do V Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal – Endesa 2017, que se realiza, desde o dia 4 de dezembro, na cidade de Belém/PA. O evento, que se encerra no próximo dia 8, tem como tema ‘Serviço Veterinário Brasileiro: em busca da Sustentabilidade.

O encontro, realizado a cada dois anos, tem a finalidade de aperfeiçoar as ações de defesa sanitária animal, por meio do intercâmbio entre o Serviço Veterinário Oficial, o setor privado e o meio acadêmico e científico, sendo considerado um dos principais acontecimentos técnico-científicos voltado para o público com interesse no assunto.

O Ceará está sendo representado pelo secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Euvaldo Bringel, pelo presidente da Adagri, Jaime Júnior, e mais uma equipe de dez fiscais agropecuários. Os profissionais da Adagri vão apresentar trabalhos técnico-científicos, abordando temas relacionados à sanidade de animais aquáticos, raiva dos herbívoros, anemia infecciosa equina, mormo, eventos agropecuários, enfermidades vesiculares, estudos epidemiológicos de doenças de notificação, fortalecimento da defesa agropecuária e rastreabilidade dos animais pelas e-GTAs.

De acordo com o presidente da Adagri, Jaime Júnior, o encontro permitirá que as ações referentes aos diversos programas sanitários sejam padronizadas em todo o território nacional, e que o conhecimento dos profissionais em defesa sanitária animal seja aperfeiçoado.

O Endesa 2017 conta com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, que abordarão temas como o papel dos serviços veterinários na produção e comércio seguro de alimentos e no bem-estar animal; desempenho, avaliação e financiamento do serviço veterinário nacional; aplicação de ferramentas da epidemiologia e economia no serviço oficial; papel do veterinário privado na defesa sanitária; abordagem de saúde única em resistência a antimicrobianos e o plano de ação do Brasil; interação dos veterinários das Forças Armadas com o serviço veterinário oficial, além de temáticas relacionadas às ações em epidemiologia, trânsito, quarentena e saúde de suínos, abelhas, animais aquáticos, ruminantes, animais selvagens, equinos e aves.

Equipe da Adagri no Endesa 2017: Milton, Osvaldo, Douglas, Eudson Jr., Igor, Célio, Carlos Alberto, George, Francisco Cardoso, Marcos Monteiro e Amorim.

Última atualização em Qua, 06 de Dezembro de 2017 12:04

Decembro 2017