Controle da Raiva dos Herbívoros no município de Russas. PDF
Qui, 05 de Outubro de 2017 08:06

Controle da Raiva dos Herbívoros no município de Russas.

A Regional do Vale do Jaguaribe, tem realizado atividades do Programa Estadual da Raiva dos Herbívoros (ADAGRI), no município de Russas.

Dentre as ações realizadas pela equipe, estão: coleta de material de sistema nervoso central (SNC) para diagnóstico laboratorial; educação sanitária; reunião com as entidades parceiras, entre: cadastros de abrigos de morcegos hematófagos e controle da espécie Desmodus rotundus.

O Serviço Veterinário Oficial – ADAGRI, foi notificado, no mês de agosto, da mortalidade de um animal no município, o qual foi diagnosticado como positivo para raiva. Animal da espécie bovina, material coletado pelo Fiscal Estadual Agropecuário, Égner Gonçalves (Núcleo de Russas-ADAGRI).

Nossa equipe do Vale do Jaguaribe (ADAGRI), tem objetivo de controlar ou minimizar os casos de Raiva em Herbívoros, ação preconizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH).

A Coordenação Estadual do Programa, alerta aos produtores rurais e as entidades parceiras¹ para que informem suspeitas de casos de raiva, presença de animais agredidos pelo morcego hematófago ou existência de abrigos desses animais, aos Núcleos Locais da ADAGRI, endereços disponíveis em www.adagri.ce.gov.br, ou ainda pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , ou pelo telefone 0800 280 0410 (ligação gratuita).

¹Secretarias Municipais de Agricultura, EMATER-CE, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Federação das Associações Comunitárias, Agentes Comunitários de Saúde

Avatar Martins Loureiro.

Gerente de Emergências