Adagri participa da COSALFA PDF
Qua, 05 de Abril de 2017 10:26

Adagri participa da COSALFA

O Diretor de Sanidade Animal da Adagri, Amorim Sobreira, e o Gerente de Auditoria de Propriedades Rurais, Joaquim Sampaio, estão participando esta semana (3 a 7 de abril de 2017) da 44a Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (COSALFA).

A Cosalfa está constituída por 26 representantes de 13 países (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai), sendo um representante do setor público – o Diretor do Serviço Veterinário Oficial – e um representante do setor privado – relacionado com a mais alta entidade nacional que congregue aos produtores pecuários.

Além desses países, o encontro em Pirenópolis conta ainda com a participação de representantes da Espanha, Estados Unidos, França, Nova Zelândia e Suíça.

No primeiro dia do encontro foi abordado as ações realizadas por outros países, como Peru, Chile e Equador, entre outros para a suspensão da vacinação contra febre aftosa, onde o foco principal foi a intensificação da vigilância ativa e passiva, além da capacitação técnica dos fiscais e agentes envolvidos na estratégia de ação.

Ficou bem claro que é imprescindível o envolvimento e conscientização de toda a cadeia produtiva para assegurar a mudança de status.

Segundo o diretor, é essencial o envolvimento de todos os produtores aliado as atividades desenvolvidas pela Adagri, onde temos que unir o setor produtivo numa só ação de vigilância permanente.

Para o gerente, deve ocorrer um trabalho conjunto aos parceiros como EMATERCE, Prefeituras Municipais, FAEC/SENAR, entre outros, para mais esta conquista do Estado do Ceará.

O ano de 2016 encerrou assinalando um novo marco no Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), visto que se completou 5 anos sem focos de febre aftosa em todo o território livre da doença na América do Sul e, por mais de três anos, novos focos não foram notificados em zonas e países sem reconhecimento sanitário.

José Amorim Sobreira Neto
Diretor de Sanidade Animal