Capacitação em auditoria dos programas de autocontrole de estabelecimentos com registro no SIE. PDF
Qui, 15 de Dezembro de 2016 14:34

Fiscais Médicos Veterinários e Agentes Agropecuários da ADAGRI recebem capacitação em auditoria dos programas de autocontrole de estabelecimentos com registro no SIE.

Na semana de 05 a 09 de dezembro, a ADAGRI realizou o Curso de Capacitação em Programas de Autocontrole para a primeira turma de Fiscais e Agentes estaduais agropecuários.

O curso objetivou preparar os Fiscais e Agentes a realizarem as auditorias nos programas de autocontrole em estabelecimentos com registros no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), conforme adequação exigida pela legislação sanitária vigente.

Como programação, foram abordados os Programas de autocontrole com ênfase nas Boas Práticas de Fabricação tendo como instrutor o professor do Curso de Especialização em Vigilância Sanitária e Tecnologia de Alimentos da Universidade Estadual do Ceará– Dafne Didier. Abordou-se ainda a estrutura de estabelecimentos e o beneficiamento de leite e derivados e de mel e derivados, ministrados respectivamente pelo Prof. Dr. Cláudio Guimarães da Universidade Federal do Ceará e pelo Prof. Dr. Raimundo Maciel do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Em complementação, a Gerente de Auditoria da Agroindústria e Inspeção – Adrianne Paixão – explanou sobre os procedimentos de registros de estabelecimentos no SIE e abordou os processos de auditoria dos Programas de Autocontrole tendo como base os novos Atos Normativos publicados pela ADAGRI.

Como exercício prático, foram realizadas visitas a um laticínio com registro no SIE e ao Entreposto de Mel pertencente ao Grupo Edson Queiroz (com registro no SIF)

A segunda turma de fiscais e agentes estaduais receberá capacitação no período de 19 a 23 de dezembro.

Adrianne Paixão
Gerente de Auditoria da Agroindústria e Inspeção de Insumos e Serviços